93% do eleitorado afirma estar com voto totalmente definido

De acordo com o IPEC, apenas 7% poderia mudar a escolha até o dia da votação.




Eleições 2022, Política

Faltando menos de uma semana para o segundo turno das eleições 2022, a certeza de voto do eleitorado brasileiro atinge 93%. Esse contexto significa que esse percentual do eleitorado não pretende alterar sua escolha de candidato na corrida presidencial até o próximo domingo, 30. Esses dados foram trazidos na última pesquisa IPEC, divulgada nessa segunda-feira, 24. 

O quarto levantamento do instituto deste segundo turno apresentou estabilidade na disputa pelo Palácio do Planalto. A pesquisa indicou o ex-presidente Lula (PT) na liderança com 50% dos votos totais, já Bolsonaro (PL) manteve 43%. Brancos e nulos são 5%, enquanto os que não souberam responder somaram 2%. 

Quando são considerados apenas os votos válidos, ou seja, desconsiderando brancos, nulos e indecisos – mesmo parâmetro usado pela Justiça Eleitoral – o petista atinge 54%, ante 46% de seu adversário. Salienta-se que esses números são idênticos aos que foram registrados no levantamento anterior. 

Esse quadro evidencia que os dois concorrentes estão buscando votos de um eleitorado cada vez mais diminuto, já que a polarização da disputa tem feito com que os votos se cristalizem de modo a impedir grandes movimentações eleitorais. Nesta última semana os políticos devem investir em atos públicos, especialmente em locais que concentram a maior parte do eleitorado, como os estados do Sudeste. 

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo, e ouviu 3.008 eleitores entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, já o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral.