Bolsonaro não deve ir à Crato

O presidente virá ao Cariri para entregar moradias do programa Casa Verde Amarela. Os conjuntos residenciais são localizados em Juazeiro do Norte e Crato, no entanto, o evento deve ficar restrito a primeira. Manifestações contrárias e a favor de Bolsonaro foram convocadas.




Política

Segundo a agenda oficial do presidente da República, Jair Bolsonaro, ele não irá comparecer à cidade de Crato. Desde que a visita do mandatário ao Cariri cearense foi anunciada, especulava-se que ele participaria de eventos nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato. O presidente estará na região para a cerimonia de entrega das chaves de casas do programa Casa Verde Amarela.

A ausência dele em terras cratenses é coadunada pelo fato de que o setor de imprensa da presidência da República não indicou evento, ou credenciamento, de profissionais de imprensa para um possível ato na cidade. Indica-se, ainda, que quando questionada sobre a possibilidade de evento com participação de Bolsonaro, a Assessoria de Imprensa de Crato apontou que todas as atividades competentes ao município, no que tange a inauguração do residencial São Bento, estavam em andamento. Afirmou, também, que em nenhum momento foram contatados pelo Planalto ou comunicados da vinda do mandatário.

De acordo com a programação divulgada pelo Palácio do Planalto, o presidente desembarcará no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes às 09h, já sua chegada ao Residencial Leandro Bezerra, em Juazeiro do Norte, está programada para às 10h30. E o início da solenidade de entrega dos imóveis para às 11h.

Até o momento existem diversas manifestações convocadas para o dia de hoje, 13, parte significativa delas chamadas para acontecer na cidade Crato. Motivo possível para que articuladores da presidência tenham optado por realizar um único evento de entrega, evitando que o presidente estivesse no seio de movimentos contrários ao seu Governo. Por sua vez, apoiadores bolsonaristas planejam a concretização de uma motociata em apoio ao gestor, porém, não há confirmação sobre a participação do presidente.

Bolsonaro vem ao Cariri para entregar um conjunto de 2.794 moradias, estas, divididas entre o residencial São Bento, localizado em Crato, e o residencial Leandro Bezerra, situado em Juazeiro do Norte. O cronograma do Palácio do Planalto indica que ele deixará a região às 12h45, em direção a São José dos Campos, em São Paulo.

Entrada no Ceará

A vinda do presidente também marca um embate político com o governador Camilo Santana (PT). O político declarou ontem, 12, que as regras de ingresso no Ceará valem para todos, inclusive para a comitiva presidencial.

Desde a última quarta-feira, 11, a Justiça Federal definiu que os ingressantes no estado devem apresentar teste negativo para Covid-19, ou comprovante de vacinação. A decisão atendeu um pedido da procuradoria do governo estadual, e busca evitar que variante Delta se dissemine localmente.