Bolsonaro nomeia André Mendonça para a Justiça e Ramagem para a PF

As nomeações foram publicadas no Dário Oficial desta terça-feira. O nomeado para diretor da PF é amigo dos filhos de Bolsonaro




André Mendonça

Na madrugada desta terça-feira, 28, o governo federal anunciou André Mendonça, atual titular Advocacia-Geral da União (AGU), como novo ministro da Justiça e Segurança Pública e o delegado Alexandre Ramagem, que era chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), como diretor-geral da Polícia Federal.

As nomeações foram publicadas no Diário Oficial da União desta terça. Os cargos ficaram abertos na semana passada, após ex-diretor-geral Maurício Valeixo ser exonerado e o ex-ministro Sergio Moro pedir demissão.

Nomeação de um amigo da família

O novo diretor da PF é amigo da família Bolsonaro. Ramagem se aproximou da família durante a campanha eleitoral de 2018, quando chefiou a segurança de Bolsonaro.

Ramagem celebrou a virada de 2018 para 2019 em uma festa de Ano Novo ao lado do vereador Carlos Bolsonaro, um dos filhos do presidente.

Foto postada por Carlos Bolsonaro em rede social mostra à direita do vereador o agora diretor-geral da Polícia Federal Alexandre Ramagem – Reprodução£o/Carlos Bolsonaro no Instagram

No sábado, 25, a Folha de S. Paulo divulgou um inquérito conduzido pelo STF (Supremo Tribunal Federal) que diz que a PF identificou Carlos como um dos articuladores de um esquema criminoso de fake news.

O deputado federal Marcelo Freixo afirmou que irá apresentar uma ação na justiça para impedir que o delegado assuma o cargo.

Nesta segunda-feira, 27, Bolsonaro falou sobre amizade de Ramagem durante coletiva de imprensa.

“Ele ficou novembro e dezembro, praticamente, na minha casa. Dormia na casa da vizinha, tomava café comigo, aí tirou fotografia com todo mundo. Foi no casamento de um filho meu… Não tema nada a ver a amizade dele com o meu filho, meu filho conheceu ele depois. E eu confio, passei a acreditar no Ramagem, conversava muito com ele, trocava informações. Demonstrou ser uma pessoa da minha confiança, então a partir do momento que eu tenho uma chance de indicar alguém pra PF, por que não o indicaria?”, questionou Bolsonaro.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Rayssa Leonel
Carregar Mais Em Política

Sobre Rayssa Leonel

Graduada em Jornalismo pela UFCA - Universidade Federal do Cariri. Pesquisadora e caririense bem orgulhosa.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!