Com vitória de Elmano, PT assume terceiro mandato seguido no Ceará

O petista teve 2.8 milhões de votos, o que corresponde a 54,02%.




Eleições 2022, Política

O petista Elmano de Freitas foi considerado eleito novo governador do Ceará ainda na noite do domingo, 2. Com 54,02% dos votos válidos este será o terceiro mandato seguido do partido à frente do executivo cearense, Elmano sucede os dois mandatos de Camilo Santana, que havia sido eleito no estado pela primeira vez em 2014. 

A vitória em primeiro turno surpreendeu a maioria do eleitorado, que aguardava um segundo turno entre o petista e o postulante do União Brasil, Capitão Wagner. O nome da oposição, Wagner, observou resultado aquém do que era projetado em pesquisa, tendo observado 31,72% dos votos. Quem também contou com menos votos do que era aguardado foi Roberto Cláudio, o pedetista somou 14,14%. 

Elmano de Freitas tem 52 anos, é advogado, e atualmente cumpre mandato de deputado estadual. Ele também foi secretário de educação da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Elmano já havia disputado as prefeituras das cidades de Fortaleza e Caucaia. O petista contou com apoio expresso do ex-governador Camilo Santana, da governadora Izolda Cela, do presidenciável Lula (PT).