Doria vence prévias do PSDB e será candidato do partido à presidência

O governador paulista alcançou 53,99% dos votos do tucanato. Também disputavam as prévias: Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio.




Política

Depois de uma série de problemas internos provocados por instabilidades no aplicativo utilizado pelo PSDB, para contabilização dos votos. Neste sábado, 27, o tucanato conseguiu finalizar os procedimentos de prévia partidária. O resultado da votação foi anunciado no início da noite, e consagrou o atual governador de São Paulo, João Doria, como futuro candidato do partido à presidência da República, em 2022. O paulista somou 53,99% dos votos

Também disputavam as prévias, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio. O processo de eleição interna abriu uma quantidade considerável de rachaduras na cúpula partidária, o próprio presidente do PSDB, Bruno Araújo, chegou a afirmar que o vencedor das prévias teria de ‘lamber as feridas’ geradas pela disputa.

O maior antagonista de Doria foi Eduardo Leite, que atingiu 44,66% dos votos do ninho tucano. O gaúcho angariou um volume de apoios importante, nomes como Tasso Jereissati, Teotônio Vilela, Geraldo Alckmin e José Aníbal estavam em seu palanque. Apesar de a fotografia do anuncio deste sábado transparecer a busca por unidade, especialistas e analistas políticos indicam que é possível que na próxima janela partidária, em março de 2022, se observe uma debandada da legenda. Esta debanda teria tendência a ocorrer no seio dos nomes ligados à Eduardo Leite.