Indeferimento de Glêdson Bezerra será analisado hoje pelo TRE-CE

A votação dos membros do pleno da do TRE-CE deve ter início às 14h, e será transmitida pelo YouTube




Política

Juazeiro do Norte pode estar próximo de viver o fim do imbróglio envolvendo a eleição municipal, a questão relativa ao indeferimento da candidatura de Glêdson Bezerra (Podemos), prefeito eleito da cidade, será analisada hoje pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral, que é composto por seis juízes. A expectativa é que até o fim do dia de hoje se tenha informações relativas à posição da corte estadual.

O indeferimento do político se deu por meio de uma alegação do Ministério Público Eleitoral (MPE). Segundo o MPE, Glêdson Bezerra não haveria se afastado corretamente das suas funções enquanto Inspetor de Polícia Civil, exigência legal para que ele pudesse concorrer ao cargo de prefeito. Em primeira instancia o político teve parecer favorável, porém, o MPE recorreu da decisão ao TRE, que em decisão exclusiva da juíza Kamille Castro, indeferiu a candidatura da política poucos dias antes do pleito. Agora, a decisão será levada ao pleno da corte, que deve se posicionar pela manutenção do indeferimento ou pela reformulação da decisão.

A Procuradoria Regional Eleitoral, em parecer enviado ao TRE recentemente, ponderou pela reforma da posição do tribunal, ou seja, em favor do deferimento da candidatura do político do Podemos.

Independentemente da decisão, tanto o político quanto o MPE poderão ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral, caso queiram.

A sessão plenária do TRE-CE pode ser acompanhada aqui.