Izolda Cela confirma saída do PDT

O anúncio foi feita no fim da tarde desta terça-feira, 26, nas redes sociais da governadora.




Eleições 2022, Política

Primeira mulher chefe do executivo estadual, a governadora Izolda Cela comunicou em suas redes sociais que irá deixar o PDT, partido ao qual era filiada desde 2015. A saída de Izolda da legenda acontece em um momento conturbado. O diretório local da sigla optou por Roberto Cláudio como candidato para disputa eleitoral de 2022, tirando da governadora a possibilidade de reeleição.

O anúncio da política reforça que Cid Gomes (PDT) e Camilo Santana (PT) estavam agindo para que ela fosse indicada como cabeça de chapa, o que não aconteceu. Ao deixar a legenda, Cela também reforça e evidencia o racha político que o clã Ferreira Gomes enfrenta, já que Ciro Gomes é um dos principais cabos eleitorais da campanha de Roberto Cláudio. Enquanto isso, Cid não foi sequer a convenção estadual do partido.

Ao informar da saída, Izolda não apontou qual será seu novo partido. Porém, tudo indica que ela deve filiar-se ao PT. A governadora deve atuar fortemente na campanha de Elmano de Freitas, candidato petista ao Palácio da Abolição.

A candidatura de Elmano será oficializada em convenção partidária agendada para 30 de julho. O evento contará com a presença do presidenciável Lula (PT). Neste dia também espera-se a homologação da filiação de Izolda ao PT.