
A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte realizou, na terça-feira (8), a última sessão ordinária do primeiro semestre de 2025, no Plenário Presidenta Dra. Yanny Brena. Durante o Pequeno Expediente, os vereadores discutiram temas diversos de interesse da população.
Destaque para as críticas dos vereadores Vinícius Duarte (PSD) e Capitão Vieira (MDB) às condições do Transporte Fora de Domicílio (TFD) oferecido aos pacientes que viajam a Fortaleza para atendimento médico. O vereador Barbosa Neto (PT) também chamou atenção para o entorno do Mercado do Pirajá, apontando a concentração de usuários de drogas e cobrando ações do poder público.
Nos requerimentos verbais, os parlamentares solicitaram pavimentação de ruas, mutirões de limpeza, operação tapa-buraco, ações da Cagece e revitalização urbana. Também foram feitos pedidos na área da saúde, como a implantação de um PSF no Sítio Leite e a convocação do gestor do Previjuno.
Durante a Ordem do Dia, foram aprovadas três mensagens do Poder Executivo. A Mensagem 181 trata das diretrizes orçamentárias para 2026; a 180 aborda a revisão geral da remuneração dos servidores públicos efetivos; e a 183 autoriza a doação de terreno ao Governo do Estado para construção de uma escola.
Outros projetos aprovados incluem:
- Denominação do Parque Natural Municipal das Timbaúbas de Engenheiro Otoniel Arilo Landim Luna (Felipe Vasques – AGIR);
- Criação do Programa Câmara de Vereadores nas Comunidades e alteração da Lei 2.822 para garantir gratuidade no transporte para pessoas entre 60 e 64 anos (Rita Monteiro – PSB);
- Instituição do Dia Municipal para Eliminação da Violência Contra as Mulheres (Raimundo Jr. – MDB);
- Criação do Programa de Saúde da Mulher Rural (Bilinha – PT);
- Garantia de direitos para pessoas com fibromialgia equivalentes aos das pessoas com deficiência (Alexandre Sobreira – DC);
- Concessão de título de cidadão juazeirense ao deputado Romeu Aldigueri (Alex da Civil – PRD).
No Grande Expediente, a convidada Gabriela Teixeira compartilhou sua história de superação contra o câncer e ressaltou a importância da prevenção, com foco no câncer de cabeça e pescoço.
Encerrando a sessão, os vereadores Capitão Vieira, Professora PG, Vandinho Pereira, Vinícius Duarte e Rita Monteiro apresentaram balanços de suas atividades no semestre. O vereador Boaz David reforçou a necessidade de descentralização dos serviços de saúde especializados, defendendo atendimento mais próximo para pacientes da região do Cariri.