Disputando sua quinta eleição, o ex-presidente Lula (PT) está na manhã desta segunda-feira, 19, reunido com ex-candidatos a presidente. A atividade acontece em um hotel paulista e deve se estender por quase toda as horas desta manhã. O encontro foi organizado pelo ex-ministro da Educação no governo Dilma, Aloizio Mercadante.
No evento estão presentes oito ex-candidatos: Guilherme Boulos (candidato do PSOL em 2018), Luciana Genro (candidata do PSOL em 2014), Geraldo Alckmin (candidato do PSDB em 2006 e 2018), Cristovam Buarque (Candidato do PDT em 2006), Henrique Meirelles (candidato do MDB em 2018), Marina Silva (candidata do PV em 2010, do PSB em 2014 e da Rede em 2018), João Goulart Filho (candidato do PPL em 2018) e Fernando Haddad (candidato do PT em 2018).
Em todos os discursos os políticos abordaram a necessidade de união dos pólos em prol de um bem comum. Também voltaram-se aos problemas que estariam sendo gerados durante a gestão do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
Lula (PT), ao falar, observou a urgência em recuperar as políticas ambientais que, segundo ele, estão sendo destruídas. O mesmo foi dito ao tratar de questões ligadas à educação. O presidenciável do PT classificou o atual ambiente do país como ‘terra arrasada’. Na mesma linha falou da iminência de recuperar o campo cultural, notando-a como uma indústria capaz de gerar empregos e renda. O petista também afirmou que o encontro é altamente relevante, disse que a ação permite que o diálogo seja reinstalado entre pontos importantes ao cotidiano nacional.
A intenção do evento é consolidar o que o PT vem chamando de frente ampla, a fim de consolidar meios que possam levar a uma vitória do ex-presidente ainda no primeiro turno. De acordo com a última pesquisa IPEC, quando considerados apenas votos válidos, o petista conseguiria o feito.