Oposição irá protocolar novo pedido de impeachment de Bolsonaro

PT, PCdoB, PDT, Rede e PSB irão apresentar um pedido coletivo de impeachment.




Reprodução. Foto: Veja Online

Parte significativa dos partidos de oposição tornou pública na última sexta-feira, 15, a informação de que ingressarão com um novo procedimento de impeachment contra o atual presidente da República, Jair Bolsonaro. O bloco composto por cinco partidos (PT, PCdoB, PDT, Rede e PSB) conta atualmente com 119 deputados. A ação das siglas leva em consideração a grave crise sanitária que assola o estado do Amazonas, com especial destaque para capital Manaus.

Entre os argumentos que embasam a solicitação que será entregue a mesa diretora da Câmara Federal, os partidos endossam que o presidente precisa ser responsabilizado, política e criminalmente, por deixar o Amazonas sem oxigênio. Cita, ainda, casos em que Bolsonaro descreditou pesquisas cientificas, falou contra a vacinação em massa e agiu para desincentivar o uso de máscaras e outros métodos comprovados de prevenção. Segundo os partidos, o presidente teria, também, violado o pacto constitucional estabelecido entre a Federação e os Estados e Municípios.

Bolsonaro já é alvo de outros 50 pedidos de impedimento, todos estes estão parados na mesa diretora da Câmara. De acordo com a Constituição de 1988, cabe ao presidente da Casa Legislativa verificar se o processo é cabível, ou não. Havendo entendimento positivo, o processo é levado adiante. O atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), já chegou a declarar que o impeachment de Bolsonaro será inevitavelmente discutido em algum momento. Porém, Maia também frisou que este assunto não será decidido por ele, pois seu mandato se encerra no início de fevereiro, quando um novo presidente será eleito.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Junior
Carregar Mais Em Política

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA. Um apaixonado por política, literatura e cinema.E-mail: [email protected]

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.