PDT escolhe Roberto Cláudio como candidato ao governo cearense

A decisão foi tomada pelo diretório regional da sigla, e deve ser oficializada em convenção partidária.




Eleições 2022, Política

Em reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira, 18, o diretório do PDT no Ceará definiu que o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, será candidato ao executivo cearense. O político obteve 55 votos entre 85 possíveis. A principal opositora de Roberto Cláudio era a atual governadora, Izolda Cela, ela alcançou 29 menções, e houve uma abstenção.  

A expectativa é que o nome do ex-prefeito seja oficializado na convenção estadual da legenda, programada para o próximo dia 24 de julho.

Roberto Cláudio era o preferido dos irmãos Ferreira Gomes. Porém, a disputa pela indicação estava bastante acirrada, pois setores importantes do PT, como o ex-governador Camilo Santana, defendiam o nome de Izolda. Além disso, a atual gestora recebeu apoios vindos da Assembleia Legislativa, e de partidos que compõem a base aliada.

A vitória de Roberto na busca pela indicação pode ser também considerada uma vitória de Ciro Gomes, que trabalhou para tornar real esse contexto. No entanto, a coalisão PT-Ferreira Gomes, que vem governando o estado desde 2006, está sob forte tensionamento, já que as duas legendas têm pretensões de nomes diferentes. O partido do ex-presidente Lula conta com fortes restrições ao nome de Roberto Cláudio, considerado muito alinhado aos irmãos Cid e Ciro.

Os próximos passos da coalisão governista devem ser dados pela direção estadual do PT. Um posicionamento do partido irá apontar se a sigla abandonará a aliança com o PDT- lançando um candidato próprio – ou se manterá a união, mesmo com ressalvas ao escolhido.

Izolda Cela

A governadora usou as redes sociais para se manifestar após a decisão de seu partido. “Meu partido PDT decidiu hoje, em reunião de diretório, que não terei o direito a concorrer à reeleição. Respeito a decisão. Seguirei firme, com força e coragem, honrando meu mandato e trabalhando muito pelo nosso Ceará. Sempre com respeito e verdade. A luta continua!”, disse a pedetista.