PDT, PSDB e Cidadania reúnem executivas nacionais hoje

Partidos devem anunciar ainda hoje quem irão apoiar no segundo turno das eleições. Presidentes de PDT e Cidadania já apontam um possível endosso à Lula.




Eleições 2022, Política

As diretivas nacionais de PDT, PSDB e Cidadania realizarão reuniões nesta terça-feira, 4, com objetivo de definir quem irão apoiar no segundo turno das eleições presidenciais. No primeiro turno o PDT concorreu ao cargo com o ex-ministro Ciro Gomes, que encerrou a corrida em quarto lugar. Por sua vez, PSDB e Cidadania estiveram com Simone Tebet (MDB), a senadora foi a terceira mais votada. 

De acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles, Carlos Lupi, presidente do PDT, irá defender que o partido endosse a candidatura do ex-presidente Lula. O PDT espera, inclusive, que Ciro Gomes faça isso pessoalmente. No Cidadania, Roberto Freire, dirigente geral da sigla, também já declarou apoio ao petista, o que amplia as chances de que a agremiação faça o mesmo. 

PSDB e Cidadania formaram uma federação partidária, logo, a posição será relatada conjuntamente. Na diretoria nacional tucana ainda não existe um consenso expresso, porém, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso desde o primeiro turno vem tacitamente apontando voto em Lula. 

Para os próximos dias também é aguardada a posição do MDB, partido de Simone Tebet. Após o resultado do último domingo,2,  a política deixou expresso que já havia tomado uma decisão, e que aguardava apenas uma definição partidária para se manifestar. No discurso de domingo, Tebet disse que estaria ‘ao lado do povo’. 

Os concorrentes ao segundo turno mobilizaram 91,6% dos votos válidos do primeiro turno. Lula somou 48,4%, e Bolsonaro 43,2%. O petista somou 57,2 milhões de votos, e o atual presidente 51,07 milhões.