Qual o destino de Rodrigo Maia ?

Após o resultado da eleição para presidência da Câmara Federal, Rodrigo Maia deve deixar seu atual partido, o Democratas




Política
Rodrigo Maia, deputado pelo DEM-RJ. Ele está usando terno escuro, sentando na mesa da presidênci da Câmara do Deputados com um semblante preocupado.

O agora ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu bastante derrotado da eleição de ontem, 01. Maia apostava todas as suas fichas na eleição de Baleia Rossi (MDB-SP), porém, o nome do político enfrentou muitas resistências e às 23h15 estava protocolada a vitória de Arthur Lira (PP-AL). Lira é líder do Centrão e contava com o denso apoio do Palácio do Planalto. 

A contundente ascensão de Arthur Lira, alcançando 302 votos e vencendo de modo singular seu principal opositor, Baleia Rossi, que teve somente 145, evidencia a perda já notável do capital político de Rodrigo Maia. O ex-presidente da casa enfrentou diversos problemas de articulação, a ponto de não ter conseguido garantir a permanência de seu partido, o Democratas, no bloco de apoio ao seu candidato. Dessa forma, a própria legenda de Maia agiu para esvaziar as chances de virada de Rossi. 

No atual quadro, o que está posto é que Maia, provavelmente, deixará o Democratas, já que os atritos com o presidente do partido, ACM Neto, são antigos e agora estão vivendo o seu ápice. Especialmente, porque a compreensão do grupo liderado por Rodrigo Maia é que o partido está agindo para entregar-se ao grupo de Bolsonaro, almejando articulações para 2022. 

Os próximos dias serão marcados por articulações internas, já que apesar de ter o poder de influência reduzido, Maia segue sendo um nome importante para o jogo político. Nessa linha, o desejo dele de articular uma frente anti-bolsonarista deve ser reorganizado. No entanto, certamente não será esquecido. 

A grande questão é que o homem forte da Câmara Federal por quatro anos e sete meses, período que presidiu a casa, está com relações arranhadas com alguns blocos importantes. Todavia, ainda conta com políticos que o seguem e que já demarcaram posição a seu favor. A próxima janela partidária deve ser observada com atenção.