TRE-CE finaliza julgamento e Glêdson Bezerra permanece no cargo

O Tribunal concluiu a votação com placar de 5 x 2, em favor do atual prefeito de Juazeiro do Norte.




Política

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou na manhã desta quinta-feira, 05, sessão de análise e votação do processo que poderia cassar a chapa majoritária eleita em Juazeiro do Norte, esta, encabeçada por Glêdson Bezerra (Podemos) e Giovanni Sampaio (PSD). Os juízes eleitorais construíram maioria contraria a cassação do gestor municipal, o placar final foi de 5 a 2.

O processo em questão afirmava que os políticos haviam usado de abuso de poder econômico durante os atos de campanha. Os argumentos aplicados na ação citavam o uso de helicóptero durante uma das carreatas, além da distribuição de combustíveis e doações realizadas pelo empresário Gilmar Bender, um dos maiores apoiadores da campanha do político eleito. Havia, ainda, a menção a uma distribuição de panfletos com as cores marcantes do partido do gestor municipal.

Contudo, ao analisar os fatos impetrados pela acusação, a relatora da ação, Kamile Castro, afirmou que os atos seriam “totalmente improcedentes”, confirmando em seguida posição favorável a permanência dos atuais gestores nos cargos. Raimundo Nonato, desembargador da casa, invocou uma série de precedentes jurídicos do TRE-CE, TRE-GO e do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), todos encaminhando decisões favoráveis aos políticos solicitantes. Assim, justificou sua posição, também, em favor da manutenção dos políticos em seus cargos.

A maioria foi consolidada com os votos dos juízes Francisco Eduardo Torquato, Davi Sombra e do presidente do TRE-CE, Inácio Alencar. Os votos divergentes, e em defesa da cassação, foram proferidos pelos desembargadores George Marmelstein e Roberto Viana, segundo eles, o caráter simbólico do uso do helicóptero não deveria ser desconsiderado. Apontaram, ainda, que o fato de o uso ser realizado em uma cidade do sertão central, com população de baixa renda, tende a concretizar um ideal de elevado poder aquisitivo, com poder de influenciar o resultado das eleições.

Até a publicação deste texto nenhum dos políticos havia realizado manifestações públicas sobre o resultado do julgamento. Porém, pontua-se que desde que assumiu o executivo municipal, o prefeito vem sendo alvo de uma série de processos eleitorais, além de ações junto à Câmara de Vereadores.