TRE – CE solicita tropas federais para auxiliar na segurança no dia da votação

O reforço deve ser direcionado para dez cidades, incluindo Juazeiro do Norte.




Eleições 2022, Política

Respondendo a uma consulta feita pelo  Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) afirmou que no estado será necessária a aplicação de reforço na segurança de ao menos dez cidades para o dia de votação do pleito de 2022, marcado para 2 de outubro. De acordo com o TRE-CE, as forças federais deverão atuar em Fortaleza, Juazeiro do Norte, Quixadá, Tauá, Sobral, Aquiraz, Maracanaú, Caucaia, Pacajus e Horizonte. 

Segundo o protocolo do processo de solicitação, a presença das tropas precisa ser aprovada pelo governo do estado, o que não costuma ser um empecilho, já que normalmente o executivo estadual não costuma colocar entraves. Neste momento, o TSE está avaliando o pedido de reforço feito pelo TRE local, devendo posicionar-se oficialmente em meados de setembro, a fim de organizar o deslocamento das tropas para os locais que devem contar com o apoio. 

A expectativa é que o pedido seja aceito, seguindo o que ocorreu em outros pleitos eleitorais. A presença das forças auxiliares tende a agir na segurança dos locais de votação, transporte de urnas e mitigação de possíveis desrespeitos ao processo eleitoral.