Capitão Wagner (UB) lidera disputa pelo governo no Ceará

O deputado federal conta com 35% das intenções de voto. O levantamento também questionou o eleitorado alinhando os postulantes aos seus padrinhos políticos.




Eleições 2022, Política

Em pesquisa divulgada na manhã desta quinta-feira,4, o candidato do União Brasil, Capitão Wagner, lidera a corrida pelo Palácio da Abolição com 35% das intenções de voto. Em segundo vem o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), com 26%, já Elmano de Freitas (PT) registra 21%. Brancos, nulos e indecisos somam 18%.

O levantamento também pesquisou um cenário em que os candidatos são apresentados aos eleitores ao lado de seus padrinhos políticos. Neste cenário, Elmano é quem apresenta o maior crescimento, atingindo 30% de intenção de voto quando sua figura é aliada ao ex-presidente Lula (PT).

Capitão Wagner (UB) aliada a Bolsonaro (PL) – 34%

Elmano de Freitas (PT) aliado a Lula (PT) – 30%

Roberto Cláudio (PDT) aliado a Ciro Gomes (PDT) – 25%

Brancos, nulos e indecisos – 11%

A pesquisa também mediu o nível de rejeição dos principais postulantes. Neste contexto, Capitão Wagner (UB) é o mais rejeitado, com 45%. Ele é seguido por Elmano de Freitas (PT), que alcança 40% de rechaçamento, enquanto Roberto Cláudio (PDT) conta com 37%.

Importante observar que os dados foram levantados antes da desistência de Adelita Monteiro (Psol). Ela deixou a disputa na noite dessa quarta-feira, 3, em apoio ao petista Elmano. Na pesquisa ela apresenta 1%.

O levantamento foi realizada pelo Instituto Real Time Big Data, e ouviu 1.500 pessoas entre os dias 2 e 3 de agosto. A pesquisa foi encomendada pelo Grupo Cidade de Comunicação, e devidamente registrada junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o instituto, o nível de confiança é de 95% e a margem de erro de 3 pontos percentuais.