COAF muda de nome e tem novo dirigente

Bolsonaro tira Coaf de Moro e passa para Paulo Guedes.

COAF muda de nome e tem novo dirigente

Bolsonaro tira COAF de Moro e passa para Paulo Guedes.

Publicada hoje (20) no Diário Oficial da União a Medida Provisória com mudanças no COAF (Conselho de Controle de Atividade Financeira). Agora o órgão será absorvido pelo Banco Central e muda também o nome, passará a ser reconhecido como Unidade de Inteligência Financeira. Quem assume a direção da UIF é Ricardo Liao economista e servidor aposentado do Banco Central

O presidente disse que farias essas mudanças já há uma semana, sob os argumentos de “tirar o COAF do jogo político”.

O COAF é uma unidade de inteligência financeira (então não houve ineditismo na criação do nome) criada em 1998 e até então ligada ao Ministério da Economia. O órgão envia relatórios a autoridades competentes quando identifica indícios de crimes de lavagem de dinheiro e de financiamento do terrorismo ou outras irregularidades.

Fala do porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros:

“Essa mudança não inviabilizará esse combate tão importante [à corrupção]. Foi dentro desse contexto que o presidente fez, com os ministérios da Economia e da Justiça, essas pequenas modificações a fim de, posicionando essa unidade de inteligência financeira, obter dela a mais eficiente ação”

Minimização de Sérgio Moro

Essas mudanças do COAF foi uma decisão de Bolsonaro por “insatisfação” que aumentou após o antigo presidente do órgão, Roberto Leonel, aliado do ministro da Justiça, Sergio Moro, criticar a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, de suspender investigações criminais que usaram dados do órgão a pedido da defesa do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

Humilhado por Bolsonaro e isolado no Congresso, Moro perdeu o comando do órgão depois que uma comissão mista de senadores e deputados, responsável por analisar a MP, demonstrou preocupação com a concentração de poderes que o ministro teria.

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Erika Souza
Carregar Mais Em Política

Sobre Erika Souza

A menina louca. Deixo essa definição, pois meu entusiasmo pode parecer loucura. Atuo com comunicação, eventos e desenvolvimento pessoal. Com o convívio a gente se conhece mais.

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!