Convenções partidárias dão o tom das eleições municipais em Juazeiro e Crato

Os partidos políticos tem atualmente um curto prazo para oficializar suas candidaturas, buscando costurar alianças e apoios o fim de semana foi marcado por movimentos importantes




Com o prazo para confirmação das candidaturas se encerrando na próxima quarta-feira, 16, o número de convenções partidárias tem crescido bastante nos últimos dias. No último domingo, 13, não foi diferente, alguns eventos partidários marcaram a rotina das cidades de Crato e Juazeiro.

Juazeiro do Norte

Na terra do Padre Cícero houveram movimentos importantes, o atual prefeito, Arnon Bezerra, teve seu nome confirmado para reeleição. O político do PTB terá Gabriel Santana, do PT, como vice. Essa situação produziu uma série de conflitos internos na coligação de apoio a Arnon, especialmente porque o PTB estava coligado com o PSL, partido presidido por Heitor Freire. Segundo Freire a coligação de Arnon e a posterior cessão do posto de vice ao PT foi uma grande surpresa, ainda de acordo com ele isso não estava dialogado.

Esse imbróglio indica que o PSL irá deixar a coligação já nos próximos dias, declarações proferidas por Freire dão conta que o partido já estaria acionando advogados, para que a saída seja conduzida o quanto antes. Assim, tudo encaminha para que o partido de Heitor Freire caminhe de modo independente nas eleições municipais de Juazeiro do Norte.

Ainda neste seguimento, é necessário pontuar que causou grandes surpresas o fato de o PT aceitar coligar-se ao mesmo candidato que o PSL iria apoiar. Por mais que os processos municipais tendam a se deslocar do quadro nacional, esse deslocamento poucas vezes é notado em grandes colégios eleitorais, como é o caso de Juazeiro do Norte, maior colégio eleitoral do interior do estado.  Pontua-se, também, que o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson havia proibido coligações com o Partido dos Trabalhadores.

A homologação de Arnon Bezerra, que também conta com apoio do Progressistas, teve ainda manifestações pela convocação dos aprovados no concurso público da cidade. Os aprovados vêm produzindo atos a cerca de seis meses em busca da convocação, antes disso já haviam realizado ações para que houvesse a homologação do certame, fato só ocorreu em março deste ano.

 Além disso, na sexta ocorreu a homologação da candidatura de Glêdson Bezerra, do Podemos, Glêdson costurou uma aliança com Giovanni Sampaio, atual vice-prefeito. Giovanni rompeu publicamente com o Arnon ainda no início de 2020, Giovanni, hoje no PSD, será candidato a vice-prefeito na chapa de Glêdson Bezerra. A convenção do PSD está marcada para esta terça, 15.

Em Juazeiro outro nome também já está fechado, trata-se de Demontieux Fernandes, candidato a prefeito da cidade pelo Psol, Franco Duarte será o vice. Alguns outros nomes importantes ainda precisam apontar seus posicionamentos, Gilmar Bender, do PDT, que estava com a candidatura em franco desenho, tendo inclusive ganhado o aval do presidente nacional da sigla, Carlos Lupi, agora analisa melhor a situação. Fato causado, especialmente, pela saída abrupta do PT do campo de apoio. A convenção do PDT está marcada para esta terça-feira, 15.  

Nelinho Freitas (PSDB) e Ana Paula Cruz (PSB) também podem surgir como cabeça-chapa em seus respectivos partidos. As convenções do PSDB e do PSB também estão agendadas para o dia de amanhã.

Crato

Na cidade do Crato o domingo foi marcado pela homologação da candidatura de Zé Ailton Brasil, do PT, a reeleição. Zé Ailton terá André Barreto, do PTD, como candidato a vice. A convenção contou com a presença virtual, e ao vivo, do governador Camilo Santana (PT). A coligação de apoio ao atual prefeito é bastante extensa, conta com 11 legendas, são elas: PT, PDT, MDB, Avante, Cidadania, PC do B, PMN, PP, PSB, PRTB e PV.

Outros nomes também caminham para a disputa, a primeira a ser confirmada foi a professora Zuleide Queiroz. Zuleide é uma figura política importante para o município, filiada ao Psol terá como vice o também professor Juciel Lima (Psol).

Além destes, ao menos outros dois nomes devem ser oficializados até a próxima quarta-feira, 16, tratam-se do ex-prefeito José adega (PDS) e Aloísio Brasil (Pros).

Carregar mais Posts Relacionados
Carregar Mais Por Paulo Junior
Carregar Mais Em Política

Sobre Paulo Junior

Graduando em jornalismo pela UFCA e um apaixonado por política, literatura e cinema

Últimas

Assine nossa newsletter e receba nossas novidades por email

Mantemos os seus dados privados e os compartilhamos apenas com terceiros que tornam este serviço possível. Leia nossa política de privacidade.

Instagram

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos!