Nova pesquisa Ipec: Lula (PT) tem 47%, Bolsonaro (PL)  aparece com 31%

Em votos válidos o petista alcança 52%, o que mantém a possibilidade de eleição em primeiro turno.




Eleições 2022, Política

Na noite dessa segunda-feira, 19, foi divulgada a mais recente pesquisa presidencial do Ipec. De acordo com os dados do instituto, o ex-presidente Lula (PT) segue liderando a corrida pelo Palácio do Planalto, o petista surge com 47% das intenções de voto. Em segundo lugar está o atual presidente, Bolsonaro (PL) foi indicado com opção de voto por 31% do eleitorado. Faltando apenas doze dias para o primeiro turno, marcado para 2 de outubro, Lula mantém tendência de crescimento, estando 16 pontos percentuais à frente de seu principal adversário. 

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem a preferência de 7% do eleitorado, já Simone Tebet (MDB) manteve-se estável com 5%. A postulante do União Brasil, Soraya Thronicke, tem 1%. Os demais candidatos foram citados no levantamento, contudo, não atingiram 1% de intenção de voto. Àqueles que não sabem quem votar, que irão optar pela anulação ou pelo voto branco são 9%.

Importante observar que quando considera-se apenas os votos válidos, ou seja, descartando nulos e brancos, o presidenciável do PT atinge 52%, o que lhe garantiria uma vitória em 1° turno. 

O instituto também considerou um possível segundo turno entre Lula e Bolsonaro, novamente o petista venceria o hoje ocupante do cargo de mandatário da República. Nesta simulação Lula teria 54% dos votos, ante 35% de Bolsonaro. 

O levantamento foi encomendado pela Rede Globo, e ouviu 3008 pessoas entre os dias 17 e 18 de setembro, e conta com margem de erro de 2%. O Ipec assegura que o nível de confiança dos resultados é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-00073/2022.