PT Ceará discutirá rumos eleitorais do partido nesta quarta, 20

A sigla conversará com MDB, PP, PCdoB e PV para definir como agirá. Uma união ao MDB para lançar um novo candidato não é descartado.




Eleições 2022, Política

Após a indicação de Roberto Cláudio como nome do PDT na disputa pelo Palácio da Abolição, sede do governo cearense, o PT analisa que caminho tomará. A aliança entre o Partido dos Trabalhadores e o grupo político dos irmãos Gomes (Cid e Ciro) já vinha tensionado, pois a cúpula petista aderiu a pré-campanha de Izolda Cela (PDT), já Cid e Ciro atuaram em favor de Roberto, que sagrou-se inicialmente escolhido. 

Vice-presidente nacional do PT, o deputado cearense José Guimarães, estava em São Paulo, cumprindo agenda com o ex-presidente Lula, quando a informação de que o PDT planeja oficializar Roberto Cláudio foi divulgada.

De acordo com Guimarães, a direção estadual da legenda deve dialogar com o MDB, presidido por Eunício Oliveira, com o PP, comandado localmente pelo deputado estadual Zezinho Albuquerque, além do PCdoB e do PV. Depois desse diálogo, as siglas devem anunciar a opção definida. Todas as legendas citadas haviam tornado público o apoio à atual governadora Izolda Cela. 

Ventila-se que uma possibilidade, caso a ruptura PT-PDT se confirme, é uma aliança do partido de Camilo Santana (PT) com o MDB. Neste quadro, pode ganhar força uma candidatura ao executivo estadual encabeçada pelo ex-senador Eunício Oliveira, com um nome do PT na posição de vice. 

A convenção que baterá o martelo quanto às candidaturas e apoios do PT no Ceará está programada para o dia 23 de julho. Já a do PDT acontecerá no dia seguinte, em 24 de julho.