Ceará: TRE-CE começa preparação de mais de 26 mil urnas para as Eleições 2026

Equipamentos recebem informações da votação e passam por verificações antes de serem lacrados

Política

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) iniciou, no dia 21 de setembro, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas no primeiro turno das Eleições 2026. Nesta etapa, os equipamentos recebem os sistemas e dados necessários para a realização da votação. Na Capital, o trabalho deve ser concluído até 26 de setembro, enquanto no interior do Estado a previsão é finalizar o procedimento até 3 de outubro.

Ao todo, 26.395 urnas serão preparadas para as eleições no Ceará. Desse número, 2.630 são equipamentos de contingência, que ficarão disponíveis para eventual substituição de urnas que apresentem algum problema durante a votação. Em Fortaleza, serão preparadas 5.745 urnas, sendo 410 destinadas à contingência. Já no interior, o procedimento será realizado em 20.650 equipamentos, dos quais 2.220 ficarão como reserva.

Durante o processo, são inseridas nas urnas informações relacionadas às seções eleitorais, aos eleitores e aos candidatos. Os equipamentos também passam por verificações antes de serem lacrados. Os lacres físicos ajudam a garantir a segurança das urnas e permitem identificar qualquer tentativa de acesso ou alteração após a conclusão da preparação.

Outra etapa do procedimento é a auditoria dos equipamentos. Antes da lacração, 3% das urnas de cada zona eleitoral, incluindo os equipamentos destinados às seções e os de contingência, são selecionados para testes de autenticidade e integridade dos sistemas. Também é feita uma votação simulada para verificar o funcionamento das urnas e a correta apuração dos resultados registrados.

A preparação ocorre em cerimônias públicas, que podem ser acompanhadas por entidades fiscalizadoras, entre elas o Ministério Público, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as Forças Armadas e representantes de partidos, federações e coligações. Depois das verificações e dos testes, os equipamentos são lacrados e permanecem preparados para o primeiro turno das Eleições 2026.

--
publicidade