Nove prefeitos cearenses já deixaram o PDT

Entre os nomes que saíram do partido está o prefeito de Barbalha, Guilherme Saraiva, e o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Júnior Menezes.




Eleições 2022, Política

Os últimos dias tem sido marcado pela tensão política no Ceará, isso vem ocorrendo desde que a aliança entre PT e PDT foi formalmente rompida, e as duas legendas optaram por lançar candidatos na disputa pelo governo estadual. Com um histórico recente à frente do executivo estadual, Camilo Santana (PT) conformou proximidade com muitos prefeitos, e isso tem ficado evidente. Desde o rompimento, e com o lançamento de Elmano de Freitas ao Palácio da Abolição, já são nove prefeitos pedetistas que anunciaram saída do partido para manter o apoio à Camilo e endossar a candidatura Elmano.

Até o momento, informaram que deixaram o PDT os prefeitos de Irapuan Pinheiro, Gil de Carlos; Moraújo, Carlos Áquila; Chorozinho, Júnior Menezes; Horizonte, Nezinho Farias; Jaguaribara, Joacy Alves; São Benedito, Saul Lima; Tarrafas, Tertuliano Cândido; e Barbalha, Guilherme Saraiva. Todos os políticos evidenciaram no informe de saída da legenda que a parceria dos últimos anos com o ex-governador Camilo Santana foi definidora para decisão, bem como a não escolha de Izolda Cela como nome para concorrer ao Abolição.

Nessa linha, é importante pontuar que a governadora Izolda Cela – que assumiu o executivo com o afastamento de Camilo – também deixou a sigla chefiada por Carlos Lupi. Neste sábado, 30, o Partido dos Trabalhadores oficializa as candidaturas da legenda em convenção estadual, confirmando Elmano na corrida pelo executivo estadual, e Camilo como postulante ao Senado. O evento conta com a presença do ex-presidente Lula.

Era esperado que o vice da chapa local fosse identificado já no dia de hoje. Contudo, essa informação só será conhecido em 3 de agosto, quando o MDB terá escolhido o nome.