Rodrigo Maia Pode migrar para o PSL

Maia tem dito que sua permanência no DEM é insustentável. Especula-se, ainda, que caso saia, ele consiga levar outros 40 políticos para a nova legenda.




Política
Rodrigo Maia, deputado federal. Ele está concedendo entrevista coletiva, a sua frente estão postos vários microfones.

Desde a eleição para presidência da Câmara dos Deputados, no último dia 01 de fevereiro, a relação de Rodrigo Maia com seu atua partido, o Democratas, está bastante abalada. Maia sente-se traído pelo fato de a sigla não ter apoiado o nome de Baleia Rossi (MDB) para sucessão à frente da casa. De acordo com interlocutores mais próximos, Rodrigo Maia está atribuindo a derrota de Rossi ao presidente do DEM, ACM Neto.

Segundo informações do jornal OGlobo, Maia vem conversando de maneira próxima com o PSL, para que ele possa migrar para a legenda. Nesta linha, especula-se que o ex-presidente da Câmara tenha capacidade de levar consigo cerca de 40 outros políticos, entre deputados federais, estaduais e governadores.

Um dos principais argumentos do PSL para seduzir Maia é a possibilidade de uma campanha presidencial em 2022, ou articulações junto ao centro para apoiar um nome competitivo. Entretanto, um dos problemas à chegada do político ao partido é o fato de ainda haver uma razoável ala bolsonarista dentro da legenda. Afinal, o PSL foi o partido responsável por eleger o atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

Maia, também, estaria negociando com o Cidadania (antigo PPS). Junto ao Cidadania as negociações tem seguido em ritmo um pouco mais lento. Porém, mantem-se como um destino bastante provável.